Pipeline, CRM, Follow up

Pipeline, CRM, Follow up???

Pipeline, CRM, Follow up são expressões que ouvimos com frequência na área de vendas.

Mas nem sempre entendemos bem o significado ou a forma adequada de aplicá-las.
Para os negócios, entendê-las é tão importante quanto saber utilizá-las.

Vamos então conhecê-las um pouco melhor:

Pipeline

Toda venda envolve um processo que vai desde o oferecimento do produto até o efetivo fechamento.
Temos então um cliclo de ações encadeadas. Que variam de acordo com o produto. O volume da venda. O tipo de Cliente.

“Quanto maior for o período para a venda ser concluída, melhor deverá ser a gestão do pipeline que, em termos gerais, é o processo de conquista do cliente começando por chamar a sua atenção, despertar seu interesse e o desejo pelo produto ou serviço, negociar e, finalmente, fechar a venda.”

CRM

Para o sucesso da venda, é importante se comunicar com o Cliente.
E conhecer suas necessidades e anseios é o caminho para criar um relacionamento comercial de confiança.

“A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Criador de Relacionamentos Melhores, e é o nome de uma estratégica que utiliza um “software de CRM” para fazer gestão dos clientes, dos negócios e das oportunidades de venda.”

Por isso a prática de manter atualizado o CRM  – Gestor de Relacionamento com o Cliente, além de ser estratégico para este relacionamento, também permite manter o histórico de compras.
Facilitando o conhecimento que permitirá antecipar necessidades futuras, auxiliando a geração de Propostas pertinentes e assertivas.

Follow up

Utilizada de forma corriqueira no mundo dos negócios, trata-se de fazer acompanhamento de algo.

No corporativo, significa acompanhar a Proposta, o fechamento, a produção, a entrega, o pagamento, a instalação ou qualquer etapa ligada ao Negócio.

Mas, principalmente, acompanhar visando a satisfação do Cliente.

“Assim, realizar follow up é, acima de tudo, fazer uma avaliação da venda, para obter uma resposta. “

Resumindo, Pipeline, CRM, Follow up, são ferramentas para não perder as rédeas do negócio.

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