Idiomas para os profissionais brasileiros
Idiomas precisam fazer parte do currículo dos empresários.
A globalização derrubou fronteiras, facilitando cada vez mais o comércio exterior, independentemente do segmento ou porte.
“Com o mundo dos negócios e mesmo da educação mais conectados, falar mais de um idioma se tornou imprescindível.”
Por esta razão, conseguir se comunicar com os Clientes, seja em que idioma for, significa investimento! Pessoal e profissional.
Assim, segue alguns dos idiomas mais importantes:
Inglês
“… o inglês é o idioma internacionalmente utilizado no mundo dos negócios e em organizações internacionais …”
Em muitos países o inglês é a segunda língua oficial e quase todos se comunicam fluentemente.
Espanhol
“Quase todos nossos vizinhos na América Latina falam espanhol …”
E como dito acima, somos vizinhos, o que facilita muito a relação comercial. Seja no que diz respeito a distância quanto a cultura.
Chinês
“A China é, já a 10 (dez) anos, o principal parceiro comercial do Brasil”
Basta dar uma olhada da atual penetração dos produtos chineses mundo afora.
Alemão
“A Alemanha é o quarto mais importante parceiro comercial brasileiro…”
Logo, falar alemão, com certeza facilitará a relação de exportação de produtos e serviços brasileiros
Francês
O Francês é o idioma oficial da França e de outros 30 países…”
O que significa que o domínio do idioma facilita a relação com inúmeros países e seus respectivos mercados, como o Canadá por exemplo.
Precisamos ampliar a visão de que existe mercado para todos e em todos os lugares.
Mesmo sendo de pequeno ou médio porte. Isto não será um impedimento.
Talvez até mesmo facilite e dê mais agilidade.
Nos dias de hoje, qualquer empresa pode comercializar seus produtos através de seus websites.
Mas é importante conhecer e conseguir se comunicar com os Clientes internacionais.
Para tanto, o primeiro passo é conseguir se comunicar, de preferência no mesmo idioma do seu Cliente.
Isto não só facilita, como demonstra gentileza e vontade de estreitar relações.
Leia mais no artigo 5 idiomas mais importantes para profissionais brasileiros do blog da infomoney
comercio exterior, gestão de clientes, gestao terceirizada, idiomas, negócios, proofing parceria