CRM ou ERP

CRM ou ERP? O que é o que?

CRM ou ERP – Ambos são softwares utilizados pelas empresa para facilitar a gestão do negócio.

CRM ou ERP, na verdade, se complementam. Um ajuda a administrar seus Clientes e o outro a administrar a empresa.

Mas o ideal é conhecer melhor a funcionalidade de cada um para entender porque é importante utilizá-los.

CRM – Customer Relationship Management, é um software voltado para a gestão do relacionamento com o Cliente. Utilizado para todo tipo de controle como banco de dados, controle de pedidos, acompanhamento das vendas e obtenção de metas.

“O principal objetivo desse sistema é assegurar e proteger as informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar os melhores planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e avaliar os vendedores.”

Os CRMs podem e devem ser adquiridos por qualquer Empresa. Independentemente do tipo ou tamanho. O Salesforce e o HubSpot CRM são muitos conhecidos.

ERP – Enterprise Resource Planning, é um software de gestão que integra controles financeiros, contábeis e ficais entre outros.

“O ERP integra informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações.”

Os mais conhecidos são o SAP, TOTVS. Mas existem vários outros de menor porte que também atendem com eficiência.

CRM ou ERP, quais as vantagens em utilizá-los:

CRM ajuda a:

• Reduzir gastos com papel;
• Reduzir o tempo gasto para procurar informações e documentos;
• Facilitar o treinamento da equipe através do software;
• Aumentar as vendas, pois permite passar mais tempo vendendo e menos tempo organizando informações.

O ERP ajuda a:

• Reduzir os custos com TI, mão de obra, desperdícios, erros e retrabalhos;
• Reduzir os prazos de entrega, pois aumenta a produtividade;
• Facilitar a gestão do estoque e a compra e venda de mercadorias (você que é empresário sabe a importância disso);
• Melhorar a gestão tributária, evitando multas e diminuindo a dependência de contadores.

O importante é que CRM ou ERP são sistemas podem agregar muito valor e eficiência nos processos da empresa.

Bastando identificar o que  melhor se adapta a sua Empresa. A implantação só trará benefícios.

Facilitando controles e ajudando a “enxergar” o negócio. Aparando arestas e melhorando processos.

Leia mais no artigo do blog guiadoempreendedor.

Etiquetas: , , , , , , ,

Proofing - parceria administrativa

A Proofing é a parceria ideal quando seu negócio precisa de reforço na gestão por tempo parcial e/ou num problema especifico.