Barreiras de Entrada – Já ouviu falar?
Barreiras de Entrada são estratégias para evitar que a concorrência entre no seu segmento e venha a dividir o mercado com você.
Esta é uma preocupação constante de empresários e empreendedores.
“Alguns deles são extremamente preocupados em terem as suas ideias e soluções copiadas.
Outros, no entanto, sentem-se extremamente seguros de que, mesmo que fossem copiados, seria muito difícil alguém conseguir fazer o quê e como fizeram.”
Criar barreiras de entrada, significa criar dificuldade para a concorrência.
Quanto mais forte e rentável sua marca, mais difícil a competição.
E isto pode ser feito de diversas formas.
Pode ser feito com um excelente gerenciamento de custos, permitindo a flexibilização do preço.
Através de uma boa cadeia de suprimento, que garanta qualidade de matéria prima.
Pela excelência dos canais de distribuição, permitindo a chegada e entrega do produto com tal efeicência que não dê tempo do Cliente procurar outra opção.
“Destacando-se que tanto maior serão as barreiras quanto maiores forem o tempo e os investimentos necessários para ultrapassá-las.”
Possuir um produto diferenciado, também é uma barreira à entrada na medida que obrigará a concorrência a investimentos elevados para igualá-lo ou superá-lo.
Investir na criação da marca, à sua consolidação, criando elementos diferenciadores de um produto.
Apostar no marketing da marca, tonando-a forte, dificultará ao concorrência conseguir dividir o mercado.
Quanto maior a necessidade de investimento por parte do mercado para alcançar seu patamar, menor a probabilidade dele querer ir adiante.
Para tanto, o investimento inicial precisa ser seu. De forma criativa e inovadora!!
Quando não existe a preocupação por parte dos empreendedores e empresários, o cenário é o que conhecemos: uma nova modalidade de negócio é lançada e, em curtíssimo espaço de tempo, pipocam outros tantos fazendo igual.
Sim, muitas vezes não há qualquer preocupação de criar uma mínima diferenciação. Simplesmente é copiado.
Leia e entenda mais do assunto no artigo da endeavor
administração, barreiras de entrada, empreendedor, inovação, microempreendedor, microempresa, planejamento estratégico, proofing parceria