Pitch – O que é, como fazer e quando apresentar
Pitch é o resumo sucinto do negócio. Quase sempre preparado como discurso para investidores.
“O pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores.”
Muito se usa esta expressão atualmente, fazer um “pitch”.
Que significa fazer uma apresentação do seu projeto ou negócio.
É uma forma reduzida e rápida de “vender seu peixe”. Não costuma levar mais do que 2 ou 3 minutos.
Parece complicado, não?!
E olha que devem ter várias informações pertinentes e que chamem a atenção da platéia.
Quase sempre é a oportunidade de transmitir sua ideia a alguém. E isso pode acontecer em qualquer lugar.
Imaginem entrar no elevador e encontrar um amigo acompanhado de um conhecido investidor.
Talvez seja a oportunidade da sua vida!! Vai saber!! Então, seu pitch precisa estar na ponta da língua!
É um procedimento comum para os empreendedores que buscam investimento através dos “Anjos”.
Algumas dicas:
• Que tipo de solução inovadora o negócio está trazendo
• Estimativa do tamanho do mercado e potencial de crescimento.
• Estratégia de crescimento: como os clientes serão alcançados numa operação eficiente e de baixo custo.
• Demonstração de como será o crescimento sustentado sem necessidade de grandes investimentos adicionais ou pessoas de competências específicas.
• Credenciais dos fundadores e conselheiros, incluindo experiências e expertises.
• Projeção de cenários num período de até 5 anos.”
Pense que pode ser a oportunidade de filtrar a idéia, focando na essência.
Pode servir até mesmo de exercício para verificar se a idéia é viável. Será que realmente ela pode se tornar um negócio??!
Pode valer a pena ouvir alguma opinião de alguém de fora, sem envolvimento emocional com o Projeto.
Claro que os investidores não vão se basear apenas no Pitch.
Mas ele precisa ser bom o bastante para despertar interesse e fazer com que o investidor queira saber mais.
Conheça mais no artigo do blog anjosdobrasil
empreendedor, empreendedorismo, inovação, negócio, negócios, startup