O Que você faz pela sua Empresa? Sou intraempreendedor!
_ Sou intraempreendedor. Eu cuido de tudo como se meu fosse! E “a empresa não faz nada por mim!”
_ Desculpe-me, mas ela teria que fazer alguma coisa além de pagar seu salário??
_Sim, teria. Teria que reconhecer meu valor!!
No formato tradicional, havia uma relação contratual de trabalho. A empresa contratava mediante determinado salário e o empregado trabalhava corretamente para fazer jus ao mesmo no fim do mês.
Mas em quase todo lugar, tinha aquele funcionário antigo, que tudo conhecia e dominava. Na ausência do dono ou da chefia, ele assumia o comando. Fazia o trabalho necessário sem questionar se era sua função.
Este colaborador, finalmente foi nomeado: Intraempreendedor. Ele quase sempre passava despercebido do seu valor. Sem ser reconhecido ou apreciado como deveria.
Mas as empresas mudaram. E as que não atualizaram seu formato, estão perdendo a chance de reter seu maior ativo – o intelectual.
O Intraempreendedor é que aquele que veste a camisa, que atua como se dono fosse. Com total comprometimento e responsabilidade.
Ele não teme se arriscar em novas empreitadas nem vai roer a corda. É confiável e acessível.
Possui de cabeça o histórico da organização, no caso de ser mais antigo ou escreve a história, no caso dos mais novos.
Ele é inovador e tem iniciativa. Está antenado com novas tecnologias e procura se atualizar.
Este tipo de postura e personalidade está sendo cada vez mais valorizada.
As empresas estão investindo em ambientes limpos, arejados, instalações bem equipadas. Fornecendo benefícios cada vez melhores.
Procurando uma postura participativa. Aprendendo a ouvir e valorizar seus ativos intelectuais. Investindo em salário emocional. Procurando identificar e reter talentos.
E, se por um lado as empresas estão mudando e aprendendo a valorizar este colaborador, cabe aos profissionais também reverem suas posturas. O funcionário tipo acomodado, que não se atualiza e/ou se recicla, que está mais preocupado em “bater cartão”, perdeu o time e está fadado a extinção ou mais provavelmente, ao desemprego.
E você?? O que você faz pela sua empresa?? Já pensou nisso??!!