Ouvir o Cliente

Ouvir o Cliente, você sabe como fazer isto?

Ouvir o Cliente não é apenas escutar o que ele está dizendo. É se colocar a disposição e ser seu parceiro na solução da sua necessidade.

É prestar atenção e conseguir escutar seus problemas. O que o incomoda. O que lhe faz falta. O que está descontrolado.

Não adianta oferecer seus produtos ou serviços se eles não servirem para resolver o efetivo problema apontado ou identificado.

Muitas vezes a falha de comunicação consiste em não saber ouvir o Cliente para entender o que ele está buscando..

Uma vez identificada a necessidade do Cliente, pode ser até que não seja possível atendê-lo com seus produtos.

Então ajude seu Cliente a encontrar soluções, mesmo que não sejam através de você.

Ele não esquecerá que você o ouviu, mesmo que sua empresa não atue diretamente na solução.

“O importante é saber ouvir o cliente para descobrir a hora certa de vender.

  1. Motivação, atenção e interesse: Entre de cabeça na conversa ou negociação. Esteja motivado para ouvir!
  2. Ficou com dúvida? Interrompa e pergunte! Peça para repetir, explicar melhor.
  3. Dê feedback. Nada mais chato do que você estar falando com alguém e a pessoa não expressar nenhuma reação de concordância, resistência, ou até mesmo, discordância.O feedback não precisa necessariamente ser algo falado, a expressão corporal nos ajuda muito nesta ocasião.
  4. Observe além do que está sendo falando. A comunicação não verbal é, em alguns casos, até mais importante do que o que está sendo dito. Segundo pesquisas realizadas por James Kouzes e Barry Posner, somente 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor.
  5. Cuidado com interrupções quando a outra parte estiver falando. Não troque de assunto repentinamente, pois pode refletir desinteresse no que a outra parte estava dizendo.”

Alguns Clientes falam muito e dispersam o assunto. Treine para redirecionar o assunto, sem ser indelicado.

Tenha paciência. Nem todos tem facilidade em se expressar. As vezes é difícil colocar em palavras as aflições.

Fonte post do rotapublicitária

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