Formação de Preço – Caro ou barato? Existem métodos
23Formação de preço é um dos maiores problemas das pequenas empresas.
Como formar o melhor preço?
Melhor não em relação a concorrência, mas da forma mais rentável.
Não basta olhar quanto a loja ao lado está cobrando e diminuir um pouquinho para atrair o Cliente dele. Isto é um tiro no pé!
Será que a loja é dele? Será que tem custo de aluguel? Ele mesmo trabalha ou tem empregados que geram custos.
E você? Quais seus custos?
“Da mesma forma que um preço muito baixo poderia prejudicar o negócio, um valor muito elevado a anunciar afasta os compradores.”
O formação de preço precisa se equilibrar entre pagar os custos e gerar lucro. Difícil??
Não se for levada em consideração alguns fatores. E existem métodos para isso.
Empreendedores e empresários muitas vezes não se preocupam em analisar e entender os números, ou seja, quanto se gasta para poder lucrar.
E isto é muito importante na hora de precificar o seu serviço ou produto. Afinal é o preço que definirá o lucro!!
Conheça os 4 principais métodos para essa composição do valor de venda e entenda como usar cada um deles.
1. Margem de Contribuição
“A margem de contribuição é a mais recomendada técnica para formação de preço. Ela determina o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis.”
2. Markup
“O markup corresponde a um método que se baseia nos custos envolvidos em cada produto.
O objetivo principal é encontrar um preço que acoberte essas despesas e também ofereça o lucro desejado.”
3. Pesquisa de Preço
“A pesquisa de preços corresponde ao levantamento dos preços que são praticados pela concorrência para a venda direta.
Esse método de precificação serve para quando a empresa quer se manter com destaque no mercado e quando o quanto o item custa é o maior diferencial do negócio.”
4. Fórmula baseada no lucro
“Outra forma de chegar ao preço de venda é se baseando no lucro desejado, levando-se em consideração os custos.”
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