“Cloud Computing” ou Processamento na Nuvem e as Pequenas e Microempresas
“Cloud Computing”, que preferimos chamar neste texto de Processamento na Nuvem, é um modelo de uso de recursos computacionais pela internet no qual se utiliza e paga apenas o que se necessita.
O tamanho gigantesco das instalações provedoras deste serviço gera economias de escalas que o tornam atraente para empresas de todos portes, inclusive pequenas e micros, pelas seguintes razões:
- Custo mensal accessível
- Não requer investimento de capital
- Um serviço de TI na nuvem pode ser instalado, expandido, diminuído ou mesmo cancelado em pouquíssimo tempo e via de regra sem qualquer burocracia
- Inexistem os riscos associados à aquisição errada de HW e SW
- Permite o uso de sofisticados recursos TI que de outra forma seriam para muitas empresas praticamente inacessíveis
- Fácil contratação, na maioria das vezes bastando um cartão de crédito
A utilização crescente do processamento em Nuvem em detrimento do CPD próprio tem causado um crescimento na receita global dos fornecedores de Nuvens previsto em 19% ao ano em média de 2016 a 2026 segundo renomados analistas do mercado.
Em contraste o custo global das aquisições de HW e SW para uso nos CPDs próprios deve decrescer, segundo os mesmos especialistas, a taxa média composta de -3% ao ano, no mesmo período.
Outro dado interessante é o fato da opção pelo processamento na Nuvem ser mais disseminado nas empresas iniciantes (“startups”), onde chega a atender quase 100% da demanda, do que entre as empresas maduras.
Os analistas que estudam este mercado são unanimes em reconhecer que a não utilização do processamento na Nuvem pelas pequenas e microempresas maduras ocorre única e exclusivamente porque estas não contam com o apoio de especialistas versados na contratação e operação de serviços de processamento na Nuvem.
ESCRITO POR: ANTONIO FONTE
EMPREENDEDOR E CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
estratégico, microempresa, negócio, nuvem, PMEs, processamento na nuvem, tecnologia