BLOCKCHAIN e Cadeias de Negócios
Daqui para frente você vai ler e ouvir muitas vezes a palavra “Blockchain” que é o nome dado a uma nova tecnologia que começa a revolucionar a informática e a forma como todos faremos negócios online.
Explicando o BLOCKCHAIN:
Todos negócios dos mais simples aos mais complexos ocorrem no âmbito de uma cadeia envolvendo fornecedores de insumo, produtores ou fabricantes, distribuidores, consumidores, financiadores, prestadores de serviço pós-venda, etc.
Fundamental para o bom funcionamento das cadeias de negócios é o estabelecimento da CONFIANÇA entre as partes de cada transação por intermédio de alguma entidade centralizadora.
Quando isto é feito online, envolve o acesso das partes aos Data Centers de uma ou mais entidade centralizadora seja ela banco, administradoras de cartão de crédito, certificadoras do crédito, “sites” de e-commerce, agência governamentais, etc. que em troca de seus serviços adicionam taxas de intermediação que aumentam o custo e o tempo da transação.
A tecnologia BLOCKCHAIN permite que transações seguras, autenticadas, verificáveis e com registros imutáveis dispensem as autoridades centralizadoras por residirem simultaneamente nos computadores empregados pelos membros da cadeia de negócio (rede peer to peer). Rede onde também estão definidos SMART CONTRACTS (condições negociais previamente acordadas sob as quais as transações automaticamente ocorrem) com CONSENSO (todas partes concordam com as transações verificadas pele Rede) gerando mais eficiência e menor custo.
No presente estado da arte, BLOCKCHAIN não é adequado para aplicações onde inexistam cadeias de negócios e não é substituto para aplicações de replicação de bases de dados, aplicações transacionais de alta performance, ou de mensageria.
Para um instigante exemplo do impacto de Blockchain nos negócios e sociedade pode ser visto no “site” moeda.in dedicado ao empreendedorismo feminino…
Escrito por: Antonio Fonte
Empreendedor e Consultor em Tecnologia da Informação
Wikipedia:
“Uma Block chain ou blockchain é um livro-razão público de todas as transações bitcoin até então realizadas. Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. Cada nó – qualquer computador que conectado à rede bitcoin tem a tarefa de validar e repassar transações – obtém uma cópia da blockchain após o ingresso na rede bitcoin. A blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco gênese até o bloco mais recentemente concluído.
A blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin visto que é a prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos.”
bitcoin, BLOCKCHAIN, cadeias de negócios, Internet 2.0, SMART CONTRACTS, tecnologia