6 passos para fazer reuniões mais produtivas
Quase todo mundo já se pegou pensando durante uma reunião: o que que eu estou fazendo aqui??
Tem algo pior do que reuniões desorganizadas, em que se tem a impressão de que é uma total perda de tempo??
E a gente fica ali pensando nos compromissos agendados, nas tarefas que precisam de atenção, nos contatos em aberto.
O que significa que é mesmo uma perda de tempo reuniões mal planejadas, visto que não engaja os participantes.
Ok, talvez ele não devesse estar ali, mas já que está, poderia contribuir com alguma idéia bacana, desde que a reunião corresse de forma alinhada.
É muito comum as pessoas convocarem profissionais para reuniões sem que eles tenham, efetivamente, algo a contribuir naquele estágio do Projeto.
Ou mesmo que não tenham nenhum nada a ver com a pauta. As vezes são convocados para fazer número.
Outras, para adianta um assunto que só será pertinente em algum momento futuro.
Agora, tem algo pior do que uma reunião desorganizada em que ninguém se entende??
Onde todos falam e o assunto se dispersa??
“Reuniões mal conduzidas podem roubar todo o seu tempo e – o que é pior – não trazer qualquer solução para as questões que deveriam ser discutidas durante o encontro.
Quando são realizadas de modo adequado, esses encontros podem ser a mais eficiente forma de comunicação que existe.”
É de suma importância que haja um conteúdo definido, critério quanto a lista dos participantes e horário definido de início e fim.
E como tudo no mundo corporativo, planejamento é a chave!
Defina a pauta, indique quem irá presidir a reunião.
Tenha certeza sobre as pessoas convidadas e as contribuições que elas poderão fornecer.
Trabalhar em equipe não significa manter todos juntos, o tempo todo e em todas as atividades.
Leia sobre outras dicas no artigo no blog do Vagas.
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